domingo, 11 de outubro de 2015

Comida e Afetividade


Interessante como a comida tem 'um quê' de afeto não é mesmo? Até parece que quando te preparam algo, seja um cafezinho ou um banquete, especialmente para você, nos sentimos abraçados por aquilo, não é mesmo?
Não sei você, mas saborear uma boa comida ou um prato 'bem preparado' como se diz, é tipo visitar outros lugares entende? “RS Digo, sempre há um sabor novo a se descobrir ou ‘uma combinação nova” entende? Falo isso, com experiência de causa,messsmo, hehe
1- Pela minha vida ou tempo, em que aprendi a cozinhar, e passei a provar e 'inventar' novos sabores. Coisa que de fato amo muito, dai já viu né?  Dependendo da combinação e 'da quantidade’, ah a senhora balança vai sofrer, RS.
2- Também falo isso, ela questão saudosa que me envolve no momento. Ora sinto saudades da comida lá da Paraíba, ora sinto 'abraçada' com um sabor novo da Bahia.


Enfim, percebe o quão 'carregada' de significado afetivo é nossa alimentação?



Acredito que isso venha desde nosso berço quando a mãe ia lá preparar nosso mingau ou outra papinha de bebê, RS e estendeu por entre nossa infância com tias e avós até chegarmos à vida adulta e nos darmos conta que os sabores também falam de afeto.
 (Me entende né? Alias, trarei algumas pesquisas dentro em breve, RS).
E se por um lado isso é bom, afinal afeto é bom, RS por outro lado, tudo que passa da medida faz mal. E aqui não falo de padrões irreais’, alo de saúde mesmo, de bem estar e autoestima. Afinal, sua mãe não pôde ficar lhe alimentando a vida toda não é mesmo? Mas, não é por isso que ela deixou de te amar-me acredite. É possível que você do outro lado, fale ou sinta a ausência física ou não, de sua mãe, pai ou de um amor e então viva tentando compensar isso com comida e mais comida, coisa que definitivamente nunca surtirá efeito, sinto informar. Nós em nossa excessiva carência ou 'fome de afeto' talvez nem 'saboreemos os alimentos’, mas torturemos a nós mesmos, ou coisa do tipo, tentando suprir assim aquilo que nos falta em afeto.
 Parece bobo e desnecessário isso, que acabei de mencionar, no entanto, muitas vezes nossos cérebros não entendem isso, tanto é que cá estou, falando pra você. Aquilo que já li e ouvi por diversas vezes e repetir a mim mesma, mas tenho lutado pra entendem na pratica, há alguns anos.
Na verdade, criei este blog com dois propósitos, um deles foi dizer essas coisas a mim mesmas.
Assim, sendo precisamos lembrar que a busca pelo 'meio-termo' acontece em nossa mente, onde essas lembranças e novas descobertas acontecem e nunca será demais lembrar pra você, e pra mim, que NÃO É IMPOSSÍVEL Alcança-lo e se Alcançando poderemos sim, provar, não se esbaldar ou entupir, mas SABOREAR DE FATO os alimentos e isso sim VALERÁ MUITO A PENA.
A caminhada, no entanto me parece árdua, confesso, mas quem disse que a chegada não valerá a pena não é mesmo?
Sigamos e fé em Deus sempre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário